Associação Adelino de Carvalho

Oficinas-Escola de Cerâmica "Boa Nova"

As Ofinas-Escola Boa Nova - constitui-se de uma oficina escola de Cerâmica artesanal, decorativa e utilitária, que atende 120 alunos de 14 a 17 anos, em horário oposto ao escolar e que, de forma alegre e descontraída, aprendem a arte da cerâmica. Todos os alunos recebem uma bolsa de iniciação ocupacional, de acordo com sua idade.

Em sua organização, a oficina escola prima pela formação integral do aluno. Cada setor da oficina escola é liderado por um monitor, que procura despertar nos alunos os valores da convivência em harmonia com os demais colegas, a responsabilidade e respeito. A este ambiente favorável, são acrescidos dispositivos educacionais, como palestras, diálogos, incentivos, etc., Assim, o aluno adquire uma disciplina consciente e se mune de recursos morais, capazes de promover, muitas vezes, também sua família e possibilitando sua integração harmônica no meio social.

A manutenção das oficinas se dá, principalmente, com a venda dos produtos produzidos pelos alunos e equipe de profissionais que compõe a instituição. O resultado é integralmente direcionado aos objetivos educacionais da entidade.
Como Funcionam as Oficinas-Escola Boa Nova

A Oficina de Cerâmica é divida em seções, cada uma constituindo uma classe que é liderada por um monitor e seus auxiliares. Eles são responsáveis pela orientação de sua equipe, tanto no desempenho das atividades de aprendizagem, como na orientação educacional e relações humanas. Estes, não são profissionais formados, mas possuem a seu favor o fato de terem sido alunos que apresentaram qualificativos de liderança positiva, e se mostraram sintonizados com o ideal do trabalho.

As atividades estão divididas em 3 grandes grupos:

Grupo de Torneamento: é a equipe responsável pela produção das peças, em tornos; desempenham também tarefas que exigem que sejam feitas com o vaso recém torneado, como modelagem de detalhes e acessórios, como alças, cabos, etc;

Grupo de Acabamento: realizam o polimento e entalhes decorativos na peça, antes de serem levadas ao forno. A queima é feita a 900º e é realizada por profissional habilitado;

Grupo de Pintura e Acessórios: São responsáveis pelo acabamento final no produto, com pintura, acessórios diversos e enceramento.
Recursos Educacionais

Os alunos recebem orientação educacional no dia-a-dia das atividades, quando os monitores aproveitam as circunstancias e ocorrências diárias e, através do diálogo e do respeito, ajudam os alunos a analisarem os fatos e buscarem as soluções mais adequadas. É a educação e a formação do aluno, na prática.

A Bolsa de Iniciação Ocupacional

Todos os alunos recebem uma bolsa pecuniária de iniciação ocupacional, de acordo com a sua idade. Ao valor da bolsa é acrescido um adicional de aproximadamente 25%, que se constitui no que chamamos de “Bonificação Estímulo”, que é concedido ao aluno, pela sua assiduidade, desempenho e disciplina sendo um precioso instrumento de educação.

Os monitores observam diariamente o comportamento, a participação, a assiduidade e a higiene de cada aluno de sua equipe. Mantendo a média mínima de 70, o aluno faz jus à sua bonificação estímulo.

Ao final do mês, quando recebem sua bolsa de iniciação ocupacional, recebem também o demonstrativo detalhando como foi sua freqüência, desempenho, disciplina e higiene, durante o mês, o que, para ele, nunca é surpresa, pois sempre está ciente de seus próprios atos.

O demonstrativo é levado aos pais, que também tomam ciência do desempenho de seu filho.

Todos na Escola

A freqüência dos alunos nas escolas da rede de ensino regular é condição indispensável para sua permanência nas oficinas. Seu desempenho escolar é acompanhado, de forma geral, através de relatórios enviados pelas escolas, e deforma particularizada pelo contato direto com a escola.

Orientação Educacional

Os monitores e a coordenação buscam desenvolver no aluno uma disciplina consciente através do diálogo, que é o principal recurso utilizado para a solução dos problemas de relacionamento. Diariamente, no início das atividades, um dos educadores inicia as atividades com os alunos, através de uma pequena palestra em que são aboradas questões morais e educacionais. Após a oração inicial os alunos dirigem-se para suas atividades.

Esporte e Lazer

Os alunos contam com uma quadra poliesportiva, dois campos de futebol socyte, uma sala de jogos com tênis de mesa e jogos e ampla área verde para recreação.

O Aluno e sua Família

O acompanhamento familiar é realizado através de visitas domiciliares e pela presença dos pais que comparecem à secretaria da Oficina-Escola, seja por solicitação da direção ou mesmo espontaneamente para solução de problemas diversos.

Anualmente, por ocasião da renovação da matrícula dos alunos, é realizada uma reunião geral com os pais, sendo repassadas as principais diretrizes de funcionamento das oficinas. Outro encontro geral é também na já tradicional reunião festiva pelo dia das mães e festa junina.

 

Associação Adelino de Carvalho
Av. Gustavo Leyser, 41, Bairro Dom Vital
Fone (064) 491-1454 - Fax - (064) 491-2380 - Ipameri – GO
E-mail: [email protected]