Associação Adelino de Carvalho

Projeto Despertar

Com a criação das Oficinas-Escola na Cerâmica “Boa Nova” puderam ser atendidos jovens de 15 a 18 anos, completando a educação recebida na escola, pensou-se em dar atendimento para outra faixa etária – 7 aos 15 anos incompletos – dando oportunidade de complementação da jornada escolar com aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecessem sua inclusão no grupo de estudo, gerando o sucesso e a permanência na escola. Para os que aspiravam ingressar nas Oficinas-Escola, seria oportunidade de preparação para um bom desempenho.

Assim, surgiu o Projeto Despertar que articulando-se ao Projeto PETI e à Prefeitura Municipal. Criou-se um projeto pedagógico bem estruturado com três pontos fortes: acompanhamento e apoio escolar; busca do desenvolvimento integral do educando e reeducação familiar.

O trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, por meio de projetos em oficina de trabalho.

Oficina da Cultura: Tarefa, Comunicação e Expressão, Expressão Corporal, Xadrez, Informática.

Tarefa – Na classe o aluno tem uma hora diariamente para fazer a tarefa e a pesquisa solicitada pela escola que freqüenta. tem o apoio do professor-orientador, da biblioteca, do material para montar os seus trabalhos e acesso à internet.

Comunicação e Expressão: Projeto “Leitura e Saber” com biblioteca própria trabalhos de elaboração de textos sobre os temas e autores lidos.

  • Estudo das palavras
  • Produção e escrita de textos
  • Dramatizações
  • Cinema – projeção semanal de filmes
  • Educação Cultura e Lazer.

Informática: Inclusão digital através de um Telecentro, fruto de uma parceria com a Fundação Banco do Brasil. e Prefeitura Municipal. Os alunos recebem aulas de digitação, de iniciação aos programas básicos de informática, de acordo com faixa etária e desenvolvimento escolar.

Xadrez:

  • Lazer – recreação ativa e higiene mental
  • Esporte olímpico que amplia as possibilidades atléticas e desenvolvimento de competitividade
  • Ciência, no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, no envolvimento de questões históricas, éticas e culturais, estimulando a capacidade criativa de soluções de problemas de sua vida cotidiana.

Oficina da Arte: Visa o desenvolvimento artístico cultural através da Arte-Cerâmica e do Artesanato proporcionando o despertamento de uma forma lúdica, o gosto pelo belo, para a sensibilidade e percepção, com o objetivo de substituir os velhos hábitos de brutalidade, crueldade em docilidade e ascensão.

Qualidade de vida e desenvolvimento pessoal:

  • aluno recebe aulas de Moral Cristã de forma ecumênica, enfatizando o desenvolvimento moral e espiritual do indivíduo.
  • Relacionamento pessoal e social, enfocando os valores éticos e moais.
  • Noções sobre Ecologia; métodos de preservação e conscientização do meio ambiente e amor à Natureza.
  • Como higiene física e mental, receberá noções de educação do pensamento através das técnicas de meditação, relaxamento e yoga.

Oficina do Esporte: As atividades de educação física têm o objetivo de socialização,, desenvolvimento físico e disciplinar do aluno de acordo com idade e capacidade física.

  • Tae kwondo Visa o desenvolvimento da coordenação motora, disciplina resistência física, respeito, responsabilidade, autocontrole físico e mental. Melhor relacionamento, auto-estima mais elevada, rapidez de raciocínio, maior capacidade de concentração.
  • Futebol Espírito de competitividade, saber ganhar e perder, formação de cidadãos e atletas através de campeonatos inter classes, inter escolas.

Acompanhamento Familiar – Com o objetivo de estreitar os laços entre o Projeto e família, numa tentativa de conhecer melhor sua realidade, e proporcionar uma maior integração social, são oferecidos para as Mães cursos periódicos de artesanato, palestras, estudos e atividades culturais, buscando proporcionar alternativas de complementação da renda familiar.

 

Este é o Projeto Despertar, onde todos têm um só compromisso:

Trabalhar (estudar), aprender, amar, ser feliz!


“Aqui todo dia é dia de criar, aprender, de ser feliz”!

 

Associação Adelino de Carvalho
Av. Gustavo Leyser, 41, Bairro Dom Vital
Fone (064) 491-1454 - Fax - (064) 491-2380 - Ipameri – GO
E-mail: [email protected]